Loading...

Dia 23 de outubro 2015, abrimos o ano jubilar dos 90 anos da fundação da nossa Congregação que acontecerá em 23 de outubro de 2016.

image002

90 anos? Pessoa idosa, porém, ainda bem jovem no meio das ‘colegas-irmãs’ congregações religiosas que compõem a Vida Religiosa Consagrada!

Aqui no Brasil, cada comunidade celebrou à sua maneira e depois de Natal, vamos nos encontrar para ver como viver este ano jubilar ao longo de 2016.

Em Aracaju, fomos muito bem celebradas! Nosso padre nos disse que na missa deste dia seria colocada como intenção a nossa Congregação.

Alegria nossa, pois queríamos, de fato, colocar uma intenção!

Mas qual não foi nossa surpresa nesta missa? O padre, na sacristia, com os ministros, coroinhas e leitores, quando rezam juntos e o som chega na Igreja toda, começou rezando a oração da Congregação e todo mundo repetia.

No início da missa expressou que teria uma única intenção de missa, que cada um/a guardasse sua intenção particular, e assim rezássemos unicamente pelas vocações para a Congregação!

Eles se vestiram de branco para celebrar a missa da vida religiosa.

Quando veio a homilia, aí foi a grande surpresa: ligou as leituras do dia com o que o Papa pediu nesse mesmo dia: silêncio e oração para discernir os sinais dos tempos; e aí mostrou como Marie Magdeleine de la Croix soube ler os sinais daquela época! E contou toda a intuição que a levou a criar a Congregação que existe até hoje! Era prova que era do Espírito Santo, disse o padre.

Depois, no momento da comunhão, nos chamou as três, Jaci, Rose, Marie Jô, para nos dar a comunhão no altar! E por fim pediu para que o povo nos desse os parabéns!

Como foi bom perceber que nosso padre compreendeu bem a intuição da nossa Fundadora!

Nesse dia, Eucaristia especialmente celebrada à nossa intenção foi nosso belo presente! Obrigada Senhor! Obrigada padre Anderson! Obrigada Tijuquinha!

 

Em Salvador também, as Irmãs decidiimg-20160908-wa0004ram celebrar com os amigos e amigas da Paróquia de Santa Cruz, no Engenho Velho da Federação,  os 90 anos da Congregação. Foi escolhido o dia 7 de Setembro 2016, com uma Eucaristia às 17h00, antes da Novena pela Exaltação da Santa Cruz.

Essa Celebração foi presidida pelo Pároco Padre Ariobaldo, que se colocou com muita disponibilidade à disposição das Irmãs para que esta Celebração  acontecesse na simplicidade e na alegria, como também Padre Rogérimg-20160907-wa0042io, Jesuíta, Reitor  da Igreja de Santo Antônio da Barra, nos fez uma bela e profunda homilia dizendo como nossa Fundadora foi profética ao querer uma Congregação ligada ao Sacerdócio de Jesus, antes do Vaticano II e enxergando já  o Sacerdócio de todos os Batizados.

Nossas amigas Leigas, da Família Auxiliares do Sacerdócio, estavam presentes, todas com uma mesma blusa com o logotipo da Congregação. Ajudaram muito para organizar a confraternização depois da missa! Diversas amigas Religiosas também se fizeram presentes. Nossa gratidão vai para todos e todas! Obrigada de coração!

 

E agora, as Irmãs de Valença e de Salvador viveram a Celebração “mais oficial” da Congregação aqui no Brasil. Ela aconteceu em Valença nos dias 8 e 9 de Outubro; tivemos a alegria de ter conosco a participação dos Leigos da “Família Auxiliares do Sacerimg-20161008-wa0075dócio” de Tijuquinha (Aracaju), Salvador e Valença e do Povo de Deus dessa região!

 

     Acesse a página “Irmãs AS e Leigos e Leigas celebram 90 anos” que relata como foram esses dias!

 

 

Enquanto na França, em Paray le Monial, essa Comemoração aconteceu no dia 23 de Outubro de 2016, sendo que ao longo debasilica-do-sagrado-coracao-de-jesus-em-paray-le-monialste ano, cada comunidade de “Auxiliares” celebrou  com o povo de sua paróquia.

 

Mas neste dia, chegaram amigos e amigas de todos os lugares onde estão inseridas as Irmãs Auxiliares do Sacerdócio. Pela manhã, houvetable_ronde uma ‘mesa redonda’ com o tema: “Auxiliares do Sacerdócio, que nome esquisito!” ; cada participante da Mesa partilhou como entende esse nome e depois houve cochichos com o povo presente e enfim reações sob afirmações e/ou perguntas.

 

 

 

Depois, uma irmã, Marie Emmanuel e o editor apresentaram um livro presentation_livreque ela escreveu sobre nossa história no Brasil: “Nossos 60 anos no Brasil”; agora é vender esse livro!

livro

 

repas

 

 

Ao meio dia, todo mundo pude se sentar ao redar de mesas e partilhou a comida, na alegria da convivência deste dia!

 

 

 

pretres

 

 

Enfim a Eucaristia aconteceu na Basílica do Sagrado Coração de Jesus . Diversos padres amigos da Congregação e o Bispo desta Diocese celebraram.

 

 

Não faltou depois o bolo de aniversário!

bolo-2bolo